segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Atualização Patrimonial | Novembro de 2017 +0,46% ou R$ 301.600,76

Salve, Finansfera, tudo bem com vocês?

Mais um mês fechado com um aporte ridículo de somente R$ 1.401,20.
A ninharia se deve pelo fato que estou trocando de Desktop, daí aproveitei a Black Friday para comprar algumas peças novas. Com gabinete, placa-mãe, memórias, processador, fonte, HD, periféricos e mão de obra foi mais ou menos R$ 4.000.
Meio que me arrependi da compra pois está demorando para chegar as peças. Se tivesse comprado pronto, pagaria mais caro mas já estaria estreando o brinquedo.
Não podia postergar mais porque uso um Notebook de 2012 todo fudido e meus bicos de projeto requerem um PC com uma configuração minima.
Quanto às promoções dos itens, realmente não foi propaganda enganosa já que fiquei monitorando os preços há quatro meses atrás pelo site Zoom. Na média consegui um desconto de 20%, só no processador, um Ryzen 7 que consegui 35%. Se eu tivesse comprado em outra época, morreria com uns 5k.
Quanto a pagar pela montagem, poderiam me perguntar, por que você mesmo não faz, afinal é só parafusar e encaixar? Na verdade eu sei montar hardware (até cheguei a fazer um curso disso no SENAI nos idos de 2003 quando tinha uns 16 anos) porém resolvi pagar para ajudar um irmão de um amigo meu que está desempregado: R$ 100,00 usado de bom grado não irá me faltar.

Vamos à tabela:


Como podem observar, dei uma rebalanceada na minha carteira.
Após dois anos, finalmente me cadastrei na corretora. Saí das bostas da LCI e FI do banco de varejo e reinvesti em Renda Fixa. Até tinha uns FIs interessantes mas como já tenho dois, resolvi abraçar o cagaço e manter o perfil de conservador.
O FI Macro 200 melhorou pra novembro dando uma rentabilidade líquida de 0,77 - algo impressionante para um fundo de banco normal.
Se a merda dos fundos do Safra continuarem essa mesquinharia, também pulo fora.

Quanto a conhecimento, eu pedira ao Mestre dos Dividendos algumas sugestões de livros e ele me indicou alguns dos quais comprei: 1) Faça Fortuna com Ações do Décio Bazin e 2) O Jeito Peter Lynch de de Investir. Comprei mais um do Gustavo Cerbasi chamado "Investimentos Inteligentes", meio desconfiado, achando que seria muito superficial e que eu não aprenderia nada de novo, mas após ter lido, fiquei pasmo com as informações que eu desconhecia e mais uma vez comprovei como sou um ignorante despretensioso sobre investimentos.

Eu antes de ler o livro simples do Cerbasi.
Resultado de imagem para burro nervoso
/Eu depois de ler o livro...
Realmente o caminho é longo pela frente...
Vou ver se leio estes dois livros até final de Janeiro para dar meu próximo passo: começar a investir em Ações, começando com 5% da minha carteira, algo em torno de 15k.

Quanto aos gastos este mês foi um vendaval só, pois além do PC, tive que pagar o conserto de funilaria a um cara cujo carro eu raspei. Valor: R$ 350,00. Estava voltando da casa da minha namorada cuja a rua é estreita e em descida, quando avistei um Peugeot  subindo, daí pensei, "dá pra passar" e fui descendo devagarzinho. Não deu outra: só ouvi a raspada e o cara reclamando. O cara foi jogando o carro pra guia e eu, com pressa, não, joguei pro meu lado, tentando passar pelo eixo mesmo. Animal. Bem, saí do carro, conversamos e acabei assumindo o erro. O cara anotei meu celular e disse que veria o orçamento com o funileiro dele e me ligaria. Pensei: "Fudeu, o cara vai enfiar a faca". Só de uma ralada no friso da porta e umas pequena amassadinha no Peugeot. No meu só raspou o para-lama. Bem, se passaram umas três semanas e eu até tinha me esquecido, quando o cara me liga falando do valor. Por incrível que pareça o cara foi honesto, me mandou o orçamento de R$ 500,00 e disse que pagaria R$ 150,00. O preço ficou dentro do que eu imaginara.

Resultado de imagem para macaco dirigindo
Eu dirigindo.
Outros gastos que vão me foder: carteira vencida - 24 pontos com multas totalizado uns 600 reais, fora o custo que terei que regularizar. Anuidade da associação: 1700 reais pois há três anos que não pago. Grana que estou devendo pro meu pai: 500 reais de um Notebook que peguei emprestado e quebrei e mais 500 reais para pagar o conserto do portão automático que quebrou.
Total: 3.300 reais. Que gostoso!

Outro ponto que tá me lascando é o fato da minha namorada não conseguir arrumar emprego nessa maldita recessão. Ela está há seis meses desocupada e nesse ínterim tenho a ajudado com cerca de R$ 500,00 por mês mais uma compra de mercado no valor de R$ 200,00 pelo cartão-alimentação (o restante ajudo na casa dos meus pais). Mas eu não dou os quinhentão na mão dela, não, pois a espertinha é uma completa perdulária e mão aberta: pago a pós graduação dela no valor de R$ 300 mais as contas de água e luz. A sorte é que ela mora na casa dos avós nos fundos então está livre do aluguel. 

Na verdade, eu cheguei a morar com ela durante uns meses em 2016 mas acabei voltando para a casa dos meus pais pelo fato de eu ter me adaptado lá pela falta de privacidade: eram os velhos gritando, o pai dela entrando na casa dela sem bater na porta. Caralho, quantas vezes estava lá no bem-bom afogando o ganso e o desgraçado aparecia lá de CUECA pedindo feijão emprestado. Se foder, mano, que raiva me dá só de lembrar! Outra coisa que me tirava do sério era quando ele vinha pedir dinheiro emprestado - "só milão, me empresta milão" -, isso por que nem ele nem ela sabem que aporto ou quanto ganho! Imagina se ele soubesse.

Minha namorada é de boa, estamos pensando em alugar um apartamento mas disse que só faria isso quando ela estivesse trabalhando para rachar a conta já que sozinho não teria condições. Ela aceitou de boa. Isso é um plano para 2018. Por ela, ela alugaria na cidade dela mesmo um apartamento por R$ 600 mais uns 200 de condomínio. O problema é que a cidade dela é horrível, parece periferia de São Paulo, tipo Cidade Tiradentes ou Jardim Ângela e jamais que eu alugaria uma casa ali. Prefiro pagar uns R$ 1500 (aluguel mais condomínio) e morar num bairro há 4 km donde moro hoje. Não seria o ideal mas locar uma casa no meu bairro é sem condições, de R$ 3.000 pra cima.

Quanto ao trabalho e à escola, tudo tranquilo, as aulas estão acabando, só falta eu fechar a nota do semestre e assistir ao TCCs dos alunos. Minha meta para ano que vém é só dar aula 2x por semana para eu ter as noites livres para nadar e estudar para meu mestrado.

Mestrado, esse é meu objetivo para o segundo semestre do ano que vém, pois o primeiro será para eu estudar meu Inglês lixo (TOEFL). O foda do Mestrado é que as aulas são matutinas mas conversei com meu chefe aqui na repartição e ele concordou desde que eu "compense" os dias que faltarei. Nem preciso dizer por que coloquei as aspas, hehehe.

É isso aí, vejamos a evolução patrimonial:


E vejamos também a divisão da carteira:


Outra coisa que estou curtindo bastante é o entrosamento que estou tendo com outros blogueiros. Estou aprendendo bastante com as postagens dos colegas Gari, Investidor Concursado etc. Acho muito bom essa ideia de compartilhar ideias.
Bem, como só posto mensalmente, já desejo de antemão Feliz Natal, Feliz Ano Novo e principalmente Fortes Aportes a todos!

Natal Brasileiro é como esse Papai Noel, safado e esculhambado!



quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Atualização Patrimonial | Outubro de 2017 +1,47% ou R$ 300.199,56

Olá pessoal.
Finalmente bati a casa dos 300k. Missão cumprida.
Dizer que não estou contente, estaria mentindo, porém não estou completamente satisfeito pois este mês fiz um aporte total de R$ 4.650 e tive uma rendimento negativo de R$ 233,85. Isso aconteceu pois os meus FIs deram rentabilidade também negativo - e o motivo não sei.
Vejamos a tabela:


O FI Newton teve uma rentabilidade negativa suave porém o novo FI que investi, o RF Ind 5mil do BB, foi bem pior: -0,78.
Se eu me desespero com essa variação pequena, imagina se meu dinheiro estivesse investido na Bolsa. PQP, estaria arrancando os cabelos.
Realmente meu perfil é no máximo moderado - arrojado o caralho.

Eu querendo pagar de perfil de risco.
Engraçado como o poder do aporte torna-se insignificante quando o juros cai e olha que conseguir aportar este valor foi atípico, já que a média fica nos 3k (a diferença de 1650 foi uma grana que recebi de um freelances que um cliente estava me devendo).
Eu realmente preciso fazer uma relação de minhas despesas, pois deixar assim, de qualquer jeito, ao relento, facilmente se perde o controle. E tenho certeza que gasto muita com supérfluos; por exemplo, tenho a mania de sempre que saio da escola parar numa loja de conveniência e comer um salgado de R$ 7,00 - por mês dá uns R$ 150...

Eu fazendo malabarismos para aportar mais que 3k - quase impossível.

Vejamos o gráfico:


Tirei uma parte que estava na LCA (outro lixo) e apliquei nessa desgraça de Fundo RF 5 mil, 54k.
Quando vi o dinheiro ABAIXANDO, bateu o desespero e deu logo a vontade de tirar, mas preciso parar de ser chimpa e pensar a longo prazo.

Vou investir no Tesouro Direto. Preciso escolher uma corretora boa. Na verdade nem sei os critérios para saber se uma atende ou não.

Vamos ao gráfico histórico:


Como podem ver, a cada intervalo de 12 meses eu aumento minha capacidade de aportar. Por exemplo, em Outubro de 2015 eu tinha 168k, no mesmo mês de 2016, já tinha 212k, dando uma diferença de 44k; agora a diferença 2016-2017 salta pra 88, exatamente o dobro!
É isso que mantém motivado: que a longo prazo os juros compostos mostram sua mágica e se tornam o melhor amigo do investidor.

Quanto às minhas coisas, estou terminando minha pós graduação, falta somente uma avaliação e apresentar o TCC para a banca. No serviço, tudo tranquilo, exceto o fato que muitos funcionários estão se desligando para aproveitar a onda dos 40% antes da vigência da reforma trabalhista (tem casos de funcionários com mais de 400 mil reais de FGTS). Na escola, estou repondo um professor desistente e praticamente estou dando aulas todos os dias - o que me lasca pois não vejo o tempo passar, tudo é corrido e sempre estou cansado.

Este é outro ponto que me desanima - a mesmice da rotina. Parece que o tempo passa e não há qualquer aproveitamento, deleite. Tudo é igual, se amontanha numa bola de memórias aleatórias. Eu nunca fui de fazer metas, mas uma que irei cumprir ano que vem é diminuir minha carga horária de docência - no máximo 3x por semana. Quero passar mais tempo com minha família, meus amigos e minha namorada.

Eu preciso voltar a ler, pois percebo que a ausência de leitura me deixa mais bocudo e mentalmente preguiçoso.  Ás vezes tenho vergonha de ser professor e ter um domínio sofrível da língua nativa. Tudo bem que sou da área de Exatas, que engenheiro e projetista são tudo quadrado e mal sabem escrever um email mais formal, mas, caralho, na minha adolescência eu mandava muito bem em Português, escrevia contos, poesias e cheguei até a ganhar computador (Pentium III) e bicicleta em concursos de redação. Como a gente decai com o tempo, lamentável.

Raramente, observo às pessoas mas ultimamente andei a fazê-lo e voltei a notar como a maioria das pessoas precisam ostentar poder, a passar uma imagem que está numa classe social acima do que ela realmente faz parte: é ciclano que ganha 4k financiando Renegade, é beltrana que ganha 2k há dois meses e já faz empréstimo de 15k para bancar a viagem de formatura e outro que acaba de sair da dívida do casamento (35k) e faz outro empréstimo de 20k para trocar de carro! O Corey fez um post interessante sobre isso, na verdade foi ele que aguçou isso em mim, rs.
É o que o Pobreta chamava de "típica atitude de um chimpa". Pior que ele tinha razão.
Para mim é lei viver um nível abaixo do meu real status social. Poderia estar andando de Honda Civic 2016, apartamento financiado na Lapa ou no Tatuapé e viajando todo feriado pra algum lugar diferente, mas se vivesse como Carpdiem arrombado acha que teria os 300k? não teria nem 3k! Melhor do jeito que está.

CarpDiem xucrão tentando um mês ser investidor.

Até a próxima.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Atualização Patrimonial | Setembro de 2017 +2,17% ou R$ 295.783,41

Olá a todos.
Este mês consegui um rendimento passivo de R$ 6425,60.
Faltam apenas menos de 5k para eu atingir o patamar dos R$ 300.000. Estou muito ansioso.
Vejamos os gráficos:



Como podem ver o Fundo Newton deu uma rentabilidade de quase 1%, já descontados IR e TA.
Vou falar com meu gerente para realocar os fundos High Yeld para o Newton.
Outro ponto que preciso resolver é saber onde vou aplicar minha LCA: vai se foder, rendeu somente meio percentual. Que miséria da desgraça.
Pior que eu fico muito nervoso com isso, pois penso que estou desperdiçando meu dinheiro e tempo com toda esta procrastinação.
Provavelmente aplique em Tesouro Direto mesmo.
Pra mim, rendendo 0,8% neste cenário está ótimo.



Quanto à minha vida pessoal, a mesma merda de sempre.
Nenhuma novidade. Estamos no final do ano, não emagreci, pelo contrário, até engordei um pouco.
Falo que vou voltar a nadar, mas chega final de semana, estou cansado e sem vontade de fazer nada.
Só quero comer e dormir, puta que pariu, como eu como. Sou um guloso compulsivo, pois semana passada fui ao Burger King e comi quatro sanduíches, duas batatas grandes e um sunday. Caralho, tá foda!
E pra piorar agora estou dando aulas todas as noites pois estou cobrindo o abandono de um professor, isto é, se antes quase não tinha tempo pra nada, agora então...
A minha sorte é que me trabalho na repartição pública é bem tranquilo, consigo estudar, enrolar, fazer minhas coisas particulares. Se eu estivesse em empresa do mercado privado, nossa, estaria fudido.
Sei como é, trabalhei quase 8 anos, pressão desgraçada, sugam você ao máximo, te obrigam a vestir a camisa da empresa, credo. Graças a Deus que sai dessa corrida de ratos: posso ganhar menos comparado ao meu cargo, mas tenho sossego e estabilidade.
Estou acompanhando alguns colegas de blogosfera como o Viver de Construção, o Corey e o Madruga. Muito bons. Sempre aprendo alguma coisa.
Bem, é isso.
Rumo aos 300k!

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Atualização Patrimonial | Agosto de 2017 +1,97% ou R$ 289.357,81

Fala aí, pessoal.

Este mês foi bom o aporte, consegui um rendimento passivo de R$ 5.711,96.

Vejam a tabela:

Como podem ver, diversifiquei meus investimentos, pois a LCA e o CDB do banco venceram.

Ainda estou muito cru mas Fundos de Investimento parecem ser promissores mesmo com taxa de administração e IR.

Vejamos o gráfico:


Meu perfil ainda está mais arrojado. Se caso quebre tudo fico só com os 100k da LCA, os outros 189k perderia, me fudendo legal. Mas duvido que ricos e investidores tenham a maioria de sua cartela em renda fixa...

Estou pensando em aumentar minha rede social aqui na blogosfera de finanças. Há dois anos fico nessa bolha, sem NENHUM comentário, isto é, pareço um retardado escrevendo pra mim mesmo.

Acompanho o Corey e o Mestre dos Centavos. Quem sabe possa até participar do ranking...

Vejamos agora o gráfico histórico:

Como veem, faltam apenas 11k para eu alcançar os 300k! Contagem regressiva nessa porra. Será um marco para mim esse valor pois estarei com 60% da minha primeira meta atingida que é chegar nos 500k. Até o final desse ano se Deus quiser eu consigo.

Quanto a minha vida pessoal, a mesma merda de sempre. Esse mês terminei meu TCC da pós-graduação. Continuo gordo. Fui ao médico, comprei os remédios mas já relaxei e parei de fazer a dieta. 
Uma coisa que quero fazer é conhecer o novo Sesc que inaugurou no centro, o 24 de Maio. Dizem que é muito bonito, mas pela região deve ser uma merda o perfil dos frequentadores, devem ser tudo um bando de favelado arrombado cor de bosta funkeiros desgraçados. Não que seja racista, longe disso, mas tem coisas que simplesmente não suporto e falta de educação é a principal.

Bem, abraços a todos arrombados.


sábado, 5 de agosto de 2017

Atualização Patrimonial | Julho de 2017 +1,43% ou R$ 283.031,39

Olá, pessoal.
Me desculpem pela demora em postar este mês. É que esqueci mesmo.
Em julho tive uma desilusão - minha LCI e meu CDB venceram agora mas tiveram uma rentabilidade inferior ao que eu tinha planejado. 
Na verdade, a LCI teve um rendimento um INFERIOR que a poupança, ou seja, não compensou. Vejam: apliquei 100.000 e no vencimento deu 107.638, dando um juros anual de 7,38%, sendo que a poupança rendeu nesse intervalo 8,77%. Tá de sacanagem!
Por isso que vou pegar meu dinheiro e aplicar no TD Taxa Selic. Não vale a pena mais renda fixa.
Como venceram os dois supracitados, pretendo aplicar em Fundos de Investimento Multi Mercado de baixo risco. Vejamos como se comporta daqui um ano.
Outra coisa que me chateou foi o pouco aporte que fiz nesse mês, poxa, recebi quase seis mil de férias mais o rendimento passivo que chega uns 1700, só consegui juntar 4000 reais! Alguma coisa está errada. Preciso fazer o controle mensal dos meus gastos.
Quanto de resto está tranquilo. Esse mês tirei férias de 15 dias para descansar um pouco. Na verdade foram 20 mas voltei antes pois as aulas já tinham começado quando estava de férias. E como não queria ficar só descansando de dia e ir dar aula de noite, resolvi voltar e jogar esses 5 dias que sobraram para o final do ano.
Fui ao médico também para fazer o regime. Ele me receitou um inibidor de apetite, sibutramina e o metformina para a minha diabetes. Já emagreci 4 quilos mas ainda estou derrapando na gula.
Preciso fazer alguns exames, daí em setembro volto para a consulta.
Minha meta é perder uns 12 quilos até lá. Se eu pegar firme na natação 3x e caminhar 1h por dia, rapidamente consigo.
Estou com preguiça de colocar os gráficos então que se foda. Até porque eu sei que escrevo para mim mesmo, ninguém lê essa merda.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Atualização Patrimonial | Junho de 2017 +2,25% ou R$ 278.983,76

Boa tarde, pessoal.
Fechamos o mês e estamos no meio do ano.
Como passa rápido...
Quanto ao meu desempenho financeiro, creio que estou bem encaminhado na minha meta de fechar em dezembro nos 300k, pois faltam menos de 22 mil reais para alcançar. Considerando um eventual aporte das férias e do décimo terceiro, turbino o bolo fecal e alcanço antes meu objetivo.
Agora em Julho, tiro 20 dias de férias. Poderei descansar meu corpo, espairecer minha cabeça e focar em emagrecer. Tudo isso no sossego do interior de São Paulo.
Quanto a parte física, faz dois anos que estou enrolando e ainda engordei, pois em 2015 quando comecei este blog tinha 110 kg mais ou menos, agora estou chegando na casa dos 130!
A situação minha está tão crítica que minha própria namorada resolveu engordar para me alertar. O problema é que ela mede 1,56 e pesa 46kg, quer dizer agora está com mais de 50 kg. Está horrorosa aquela barriga.
Para ver como somos egoístas: sou obeso, me olho no espelho e não acho que estou tão grande, mas desprezo mulher gorda, acho feio e nunca bato uma punheta pensando numa obesa. Hipocrisia sabotada, rs.

Quanto aos meus estudos, amanhã farei uma prova da minha pós, que está foda. Deixei muita matéria acumulada e acho que amanhã vou tomar pau. E pra reagendar a prova é 100 reais cada uma.
Depois da prova quero ir nadar com meu colega e depois iremos a uma igreja neo pentecostal, já que ele gosta dessas coisas.

Vamos aos gráficos:



Bem, é isso. Pau no rabo de vocês.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Atualização Patrimonial | Maio de 2017 +22,7% ou R$ 272.708,33

Olá, estamos agora no meio do ano.
Em maio tive um rendimento de cerca de R$ 7540, com um aumento de patrimônio de 2,77%.
Quanto ao meu investimento, pode ver que tirei tudo da LCI e coloquei no Fundo de Investimento pois como a Taxa Selic caiu, cai também o CDI e como a LCI está amarrada, ela fica pouco rentável.
Quero também tirar o dinheiro do LCA pois está rendendo pouco, também, não chega a 0,70% ao mês. Vai se foder.
No outro banco a LCI 1 vence agora em julho e pretendo colocar num Fundo de Imóveis para ver qual é que é essa porra.
Minha meta de chegar no final desse ano com R$ 300.000 está cada vez mais próxima. Não posso tirar o foco. Faltam apenas 28 mil. Vou conseguir.

Este mês fui visitar o Feirão da Caixa e reparei como as empresas nesse país são exploradoras, mercenárias malditas, querendo vender uma caixa de fósforo de 38 m2 com DOIS quartos, isto mesmo, dois quartos, vaga descoberta e sem elevador, por 250 mil reais. À merda. As construtoras para cativar o incauto comprador oferecem diversas perfumarias como piscina, academia, espaço gourmet, espaço mulher, creche etc, mas o imbecil que compra um apartamento desse não percebe que é o que é oferecido não comporta a quantidade de moradores, isto é, muita gente, pra pouco espaço. Imagina que maravilha, num verão desgraçado, num prédio com 4 torres, 10 andares, 8 apartamentos por andar: uma média de 4x10x4x4 de 640 pessoas, vai, metade disso, 320 nego descendo de uma vez pra saborear a piscina de 500 m2!!! Cabe? Fica legal? Dá pra descansar? Só se for padrão Piscinão de Ramos!

O sonho de ter a casa própria ainda me apetece mas cada vez mais percebo que o mais viável é pagar aluguel. Daria pra comprar a vista, mas e a mesquinharia e o aperto no coração de ver sua conta zerada, de todo meu esforço alocado num passivo imobilizado, com liquidez péssima? Com 300k consigo uma rentabilidade de 2100, 2400 reais mensais e com esse valor eu alugo um apê pra mim sem prejudicar meu salário.
Outro plano é quando chegar nos 300k, financiar uma apê dando 100k mais meu FGTS que deve estar uns 30 mil.

Bem vamos, aos gráficos:




Ah, tá chegando os 300k, arrombado!